sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Inovação e melhoria de processo garantem competitividade ao setor ceramista

Os últimos lançamentos tecnológicos do mercado estarão em exposição na Expocer 2009, feira de fornecedores que acontece de quinta-feira (28) a domingo (31), em Curitiba
Diante de um mercado competitivo, cada vez mais indústrias do setor da cerâmica vermelha do Paraná estão buscando novas técnicas e tecnologias como estratégia de negócio para incrementar melhorias ao processo produtivo e desenvolver produtos inovadores. No Brasil, hoje são 5.512 empresas em atuação; no Paraná, 640, o equivalente a 11,6% do total no País.

Os últimos lançamentos tecnológicos do mercado nacional estarão em exposição na Expocer 2009 - 3.ª edição da Feira de Fornecedores para a Indústria Cerâmica e Mineral, de 28 a 31 de maio, no Pavilhão de Eventos São Pedro, no bairro Umbará, em Curitiba. Realizado pelo Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção do Paraná (Sindicer-PR), com o apoio do Senai, o evento apresenta novas tecnologias, oportunidades de negócios e tendências da indústria cerâmica brasileira.

No estande do Senai Paraná, os empresários poderão conhecer o Senai Empresas, área que realiza serviços técnicos e tecnológicos. Além de consultorias técnicas, o Senai Empresas desenvolve ensaios laboratoriais que verificam se os produtos atendem as normas técnicas e chegam aos consumidores com a qualidade desejada, apoio tecnológico e cursos in company, formatados com conteúdos específicos para a necessidade da empresa.

"Precisamos inovar todos os anos. Quando você começa a ficar com um produto que não atinge mais as normas técnicas e a necessidade do mercado, você tem que se diferenciar", considera o empresário José Raimundo Bonato, da Olaria Dois Irmãos, de Curitiba. Presidente do Sindicer-PR, Bonato defende que as deficiências devem ser combatidas com a busca contínua de melhorias.

Para obter produtos de qualidade, diz Bonato, é preciso ter bastante atenção na área de processos. "Para isso, utilizamos serviços de consultoria do Senai. Há quatro anos foi feito um trabalho de melhoria de processo. Foram identificadas soluções para um melhor aproveitamento, sem perda de tempo e material", descreve ele, que está há mais de 40 anos no mercado. Atualmente, a Olaria Dois Irmãos recebe consultoria na área de controle de produção.

A Bloco Indústria Cerâmica, sediada há apenas seis meses em Campo do Tenente (a 80 quilômetros de Curitiba), também buscou um diferencial para não ser mais uma no mercado. Com o know how de consultores, a empresa agregou valor aos produtos inovando na parte técnica, tornando toda a produção de acordo com as normas.

"Fizemos um estudo de mercado para implantação da fábrica e detectamos os riscos e melhorias que poderíamos agregar aos nossos produtos", explica o engenheiro civil e gerente geral da empresa, Gustavo Tetto. Segundo ele, as pesquisas apontaram que as principais deficiências das empresas eram no atendimento às normas, na garantia de prazo e no preço. "Chegamos à conclusão que era necessário garantir isso em nossa fábrica", conclui Tetto.

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